sábado, 10 de setembro de 2016

Fulguras, ó Brasil!

Nesta semana resolvi desfilar pelo tempo. Pra mim, patriotismo é coisa séria. E isto é fruto do que aprendi com meus pais e nos colégios que estudei durante a adolescência e juventude. Naqueles tempos, na Semana da Pátria, tinha-se uma reverência muito grande pela Nação. Estudando na Escola Técnica, aprendi bem cedo a cantar “de cór” o Hino Nacional, da Bandeira e o Hino do Maranhão. Por vários anos mantive na memória as letras destes hinos. Hoje, ainda carrego no peito o Hino Nacional completo. E todas as vezes que ouço e canto, meu coração ainda bate forte. Pois é: Sou brasileiro da gema!

Lembro-me como se fosse hoje... Meus pais nos acordando bem cedo, todo dia 7de setembro, para irmos assistir os desfiles dos Colégios e das Forças Armadas. Ficávamos eufóricos e cheios de expectativas pra ver qual Escola desfilava melhor. Quando chegava a vez do Exército e os soldados marchando com as botas de cano longo e num só compasso, a emoção tomava conta da gente. Só pensávamos na Pátria amada e no orgulho de ser brasileiros. Ah! Tempos em que ser brasileiro era questão de honrar as cores da nossa Bandeira e respeitar a Constituição Federal.
Tive o privilégio de viver no tempo em que o valor da Pátria sobrepujava a de um partido político; que a força do Congresso Brasileiro era maior do que qualquer bancada política; e que mesmo com a fidelidade partidária, os três poderes caminhavam de mãos dadas.

Só que o tempo passou, as coisas mudaram e o Brasil embaralhou de vez. Hoje, os governantes não lutam mais pelo país, é o povo que luta pra encontrar quem de fato pode governar a nação. Não podemos negar que vivemos tempos difíceis..., mas a luta continua. Ainda se ouve nas ruas o brado retumbante dos filhos que não fogem à luta. Sou do tipo otimista, pois acredito, e continuarei acreditando, que podemos superar este momento. No linguajar bem brasileiro: Ainda tem jeito pro Brasil!
Não tenho dúvidas que a Luz da liberdade continua brilhando no céu da nossa Pátria, e que lá do alto, um manancial de amor e de esperança jorra sobre este país, que é gigante pela própria natureza. Desistir? Jamais! Seguir sempre. Com a certeza de que, a Luz do novo Mundo se aproxima trazendo Paz Eterna.
Avante Brasil!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário