quinta-feira, 7 de maio de 2009

VAZIO INTERIOR

De alguma forma, escrever é esvaziar o dique interior. É por isso que sempre que escrevo algo, quando concluo, me sinto leve e relaxado. Estranho! Desejei relaxar então resolvi escrever, e tomei um susto quando descobri que o meu interior estava vazio. Sei que não deveria me assustar, isso acontece com todo mundo, mas me assustei. Não saía nada, não havia inspiração. Meu dique estava seco. Insisti em escrever, porém minha escrita continuava vazia, porque o vazio interior insistia em permanecer. Ele queria ser valorizado. Queria fazer parte da escrita. Queria revelar sua importância, seu valor, seu propósito de ser sentido e de fazer parte de mim. A realidade de estar vazio me fez parar. Pensei, repensei, refleti, e então entendi. Hoje é a vez Dele, porque foi Ele quem me esvaziou, para que eu fosse cheio Dele mesmo. A partir daí o incômodo vazio interior se transformou em um belo vazio inspirador.
Aquele que se esvaziou primeiro foi também quem me encheu, e me fez vê as coisas boas da minha vacuidade interior. Lembrei do meu primeiro encontro com Ele. Estava cheio de dúvidas e incertezas, e Ele me esvaziou primeiro para depois me encher de esperança. Vi e senti como é saudável um coração desabitado de rancor, de ódio, de inveja, de soberba e de cobiça. Meus medos e inseguranças criaram asas e se foram. Meu coração foi esvaziado e um espaço foi aberto para ser inundado pela Fonte de verdadeira inspiração.
Ele me fez compreender porque minh’alma estava oca, porque minha escrita não tinha vida. Com Ele aprendi que: O esvaziamento interior antecede a verdadeira transformação humana, porque dá lugar Àquele que enche tudo em todos e é o único que pode preencher plenamente aquele espaço da alma, que só cabe Ele mesmo.
Vivi a antítese na íntegra: é preciso está vazio para poder ser cheio. É quando estamos vazios que a nossa alma clama, e clama porque está abatida. Como o salmista, praticamos solilóquio, questionamos nossa própria alma: “Por que estás abatida, ó minh’alma? Por que te perturbas em mim?...”
O meu vazio interior falou tão alto, que minha alma conseguiu ouvir a voz Daquele que me inspirou a continuar escrevendo. Com Ele meu dique interior se encheu e minha escrita passou a ter vida.

2 comentários:

  1. Quando realmente nos esvaziamos, é ai que o Encontro com Ele acontece de verdade. Parabéns pelo artigo, percebe-se que de fato veio de um ser que acredita Nele (JESUS).
    O versículo que gosto de dizer sempre é..."Por que Dele e por Ele, para Ele são todas as coisas"

    Neves Azevedo

    ResponderExcluir