quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A CRISE IGNORADA

A CRISE IGNORADA
“Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra” (Jr.5:30).
O mundo todo está sendo abalado por causa da crise econômica; já se houve pelos meios de comunicação que esta é a pior crise financeira que já aconteceu.
A crise econômica que atingiu as bolsas de valores de todos os países é comentário mundial, no entanto, esta não é verdadeiramente a pior crise.
Existe uma crise real em que a humanidade esta inserida e já faz muito tempo. Esta crise não é noticias de jornais, não tem sido motivo de alardes ou de pronunciamentos de presidentes, mas ela é real porque a palavra de Deus afirma que o mundo jaz no maligno (I Jo.5:19).
A pior crise é aquela que não se percebe, que não é motivo de preocupação e nem de desespero, no entanto é a crise que envolve o mundo todo e que gera todas as outras crises (é a mãe das crises).
A pergunta que mais foi feita na rede mundial de computadores, de acordo com o relatório elaborado pelo Google em 2007 foi: Quem é Deus?
Na internet, artigos sobre a crise econômica aparecem em sétimo lugar, porque as pessoas buscam uma resposta em Deus para suas crises pessoais.
A pior crise surgiu desde o começo da criação e é caracterizada como: Rebelião, quebra de relacionamento do homem com Deus, produzindo o domínio maligno no mundo.
Essa crise produz cegueira e ignorância em relação a Deus; ao seu propósito para nós; e ao evangelho (II Co.4:3,4).
A crise da rebelião leva as pessoas a pensarem que podem viver sem depender de Deus e com isso elas se colocam debaixo do domínio de satanás e passam a ver como ele vê (Gn.3:7).
A bíblia fala de crises que pessoas e nações passaram como conseqüência da crise maior: Sodoma e Gomorra, a história do rei Saul, a matança de crianças na época do nascimento de Jesus.
As crises são conseqüências das ações e decisões das pessoas; a solução das crises vem de Deus.
Aqui na terra sempre existirá crises, e assim sendo, a questão é como vencê-las.
Como nos comportamos em tempo de crise? Buscamos resposta e solução em Deus ou em nos mesmos? (Jr.33:3).
A crise é um momento que leva: À destruição total ou a grandes oportunidades de transformação e de mudança de vida.
Vencer um momento de crise exige:
Ø Reconhecimento de que a solução começa com a nossa transformação, quando admitimos que em nós reside o pecado (O filho pródigo; Davi quando adulterou)
Ø Discernimento de que há uma ação maligna por detrás de toda crise, que o inimigo milita contra nós e contra Deus (Ef.6:12).
Ø Discernimento do real estado da humanidade (Ro.1:18 – 32)
A crise ignorada faz o anormal prevalecer sobre o normal; a desordem prevalecer sobre a ordem; o descontrole anular o controle; a precipitação prevalecer sobre a coerência.
A crise ignorada faz com que o controle da situação fuja das nossas mãos e aí o nosso estado de espírito é sufocado pelo desespero e somos levados a pensar que estamos em um beco sem saída.
Ø Reconhecimento de que a solução está em Deus, porque antes da fundação do mundo, Ele tomou as providências necessárias para vencermos a maior crise da humanidade: Por meio de seu filho Jesus Cristo somos reconciliados com Deus e feitos filhos a fim de sermos para o louvor de sua glória (Ef.1:4 – 14).
Ø Admitir o nosso estado de separação de Deus, arrepender e entregar nossa vida e situação em que estamos vivendo nas mãos de Jesus, deixando que Ele tenha controle total sobre nós (Ex: A transformação de Davi, de Zaqueu e da mulher Samaritana).

Nenhum comentário:

Postar um comentário