terça-feira, 19 de agosto de 2014

Ansiedade

Ansiedade é quando o espaço da alma estreita, o pulsar do coração acelera e a respiração se transforma em agonia. Penso que toda ansiedade é fruto de um coração faminto da realização de um desejo.  Um desejo obsessivo produz ansiedade crônica até se transformar em ânsia mortal.   A ansiedade, por mais justificável que seja, é incômoda ao coração. Não é em vão que nas Escrituras encontramos as seguintes advertências: “Não andeis ansiosos por coisa alguma...”. “O coração ansioso deprime o homem...”.
 
Sem sombra de dúvida, por mais madura que seja uma pessoa, quando dominada pela ansiedade se desestabiliza com facilidade. Bem verdade é que, só ficamos ansiosos porque permitimos que nossa vontade suplante o tempo da concretude dos fatos. E no final de tudo, a intervenção humana atropela o curso natural da vida e os sonhos esmagam a lucidez.

Quando ansiosos, somos tomados pela precipitação e acabamos praticando o que no íntimo não queríamos; só depois é que descobrimos que fomos enganados pelo nosso próprio coração. O rei Davi depois que foi dominado pelo desejo e adulterou, reconheceu que foi traído pelo próprio coração: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro...”. O mesmo aconteceu com o filho pródigo, com a ansiedade satisfeita caiu em si e admitiu a fraqueza do coração. Nas páginas da História há relatos de tragédias que foram resultado de desejos descontrolados: Caim, Sansão, Faraó, Judas, Hitler e outros. Infelizmente eles foram dominados por aquilo que a Adélia Prado preferiu transformar em poesia: “Para o meu desejo, o mar é uma gota”.

Talvez a questão não esteja na ansiedade em si, até porque esta é produto do que alimentamos na mente e no coração. Acho que tudo depende do modo como lidamos com a vida que Deus nos deu. Se formos bem realistas, quanto mais admitirmos a efemeridade da vida, melhor lidaremos com nossos desejos e ansiedades. Tudo fica mais fácil quando entendemos que a vida não tem idade, tem intensidade. E aí o prazer de viver fica maior que o tempo vivido. Penso que foi isto que Jesus queria dizer aos seus discípulos ao interrogá-los: Que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

Dentre muitas coisas que me ajudam a lidar com as minhas ansiedades, as palavras do sábio Salomão soam de forma especial: “Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre tem prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos” (Ecl.9:11).
Por isso, diante da corrida da vida que torna a humanidade escrava da ansiedade, decidi viver em conformidade com a vida que Cristo viveu na terra: “Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois a amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia seu próprio mal” (Mt.6:34).

Se para você a vida é preciosa, então relaxe e goze dela intensamente! A Deus todo domínio!