segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Algo ficou pelo caminho

Assistindo o filme “Antes de partir”, me chamou atenção a expressão “Algo ficou pelo caminho” declarada por Carter, personagem interpretado por Morgan Freeman. Ele falava sobre seu relacionamento conjugal para seu companheiro de quarto Edward, interpretado por Jack Nicholson.

De repente me veio à mente que nem tudo que experimentamos em nossa vida deve ficar guardado nas gavetas do passado. Não viver aprisionado pelas lembranças do passado não significa deixarmos pra trás tudo aquilo que contribuiu para vivermos melhor o presente. Há coisas de ontem que, ainda sendo boas, não servem mais para hoje; por outro lado, há aquelas que devem ser preservadas e que no decorrer do tempo devemos sempre trazer conosco. Vale lembrar que os conceitos e princípios de reais valores não mudam no decorrer do tempo, o máximo que pode acontecer é serem aperfeiçoados. A questão é muito mais de serem praticados ou não.

Melhor ambiente pra se entender isto é na família, onde nossa formação se processa por meio da prática de valores que se perpetuam de geração em geração. Conforme o enredo do filme fica claro que Carter ao declarar esta expressão estava se referindo às práticas conjugais salutares vividas com sua esposa e que foram ficando pelo meio do caminho. Sem dúvida, na estrada da vida cada momento é único. Comungo com o pensamento de que ninguém consegue beber de uma fonte a mesma água duas vezes. É impossível experimentarmos literalmente, com os mesmos detalhes e a mesma intensidade, os momentos maravilhosos outrora vividos; mas é possível continuarmos sentindo o mesmo gosto destes momentos, principalmente quando eles se tornam práticas constantes em nossa vida. Neste caso, já não se sabe distinguir o que é passado e o que é presente, porque fazemos destes instantes um modo natural de vivermos.

O sábio Salomão afirmou que a vida é uma repetição de fatos (Ecl.1:9); sendo assim só nos resta duas opções: vivenciá-los ou ignorá-los. Não devemos nos enganar, a vida é composta de momentos. Ou a gente passa por eles ou eles passam pela gente. No nosso caminhar, quando em algum instante deixamos algo de bom pelo caminho é porque nos esquecemos de alimentar este algo que um dia também nos alimentou. Sábio é aquele que não desperdiça cada momento que a vida lhe oferece.

Vivamos o presente, sem no entanto, deixar pra trás os verdadeiros valores que tornam a vida mais prazerosa de se viver.